O futuro dos eletrodomésticos


Estamos vivendo em uma era onde os avanços tecnológicos estão muito além do nosso tempo.
Temos a oportunidade de comprar e utilizar coisas que antes eram imagináveis, eletrodomésticos que realmente auxiliam nos cuidados da casa e eliminam um grande tempo que pode ser gasto com outras atividades satisfatórias, como passar mais tempo com a família ou até mesmo cuidando de nós mesmos.

Mesmo sabendo que isso é uma coisa natural de acontecer ainda ficamos muito impressionado com o que as fabricantes colocam nas prateleiras!

Mas esses avanços ainda irão muito longe. A pergunta que surge no ar é a seguinte: Até que ponto os eletrodomésticos afetarão os nossos hábitos tão comuns na sociedade?

Como no desenho “Os Jetsons”, criado em 1962. Essa série introduziu no imaginário na maioria das pessoas o que seria o futuro da humanidade, como: carros voadores,cidades suspensas, trabalho automatizado, toda sorte de aparelhos eletrodomésticos e de entretenimento, robôs como criados, etc. Onde podemos perceber que já se tornaram reais muitas coisas que não podíamos imaginar até algum tempo atrás.
 

Querem ver um exemplo? A Electrolux lançou no mercado a geladeira inteligente com capacidade de navegação na internet, facilitando a compra de alimentos online. Detalhe: isso foi no inicio dos anos 2000. Hoje esse produto tornou –se inútil e os fabricantes nem pensam em fazer isso de novo.

Mas o quem mais chama a atenção nesse caso é o fato de a própria Electrolux querer inovar novamente. Esse ano ela anunciou que logo em breve irá fabricar uma geladeira resfria alimentos por meio de gel. Unindo a necessidade de sustentabilidade ecológica a praticidade, a geladeira conceito não utilizara nem um tipo de energia para resfriar e o seu tamanho é quatro vezes menor que uma convencional que temos hoje.

Na famosa feira de eletrodomésticos IFA em Berlim, ficamos impressionados com a capacidade dos fabricantes inovarem em seus inventos. Uma que é pioneira nisso é a Sul-Coreana LG, que fabrica os seus produtos com características singulares e sempre inovando. Nesse ano eles apresentaram um pequeno um robô que mantém o piso limpo. Nele contém uma combinação exclusiva de câmeras, ultra-som e sensores infravermelhos e também um sistema de criação de linhas virtuais o que faz com que o robô não passe duas vezes pelo mesmo lugar já limpo antes.

A própria LG também esta ganhando certo espaço no mundo das Maquinas de lavar. Na própria IFA eles apresentaram uma maquina que avisa quando alguma peça externa e interna esta danificada, facilitando o trabalho do suporte técnico, que quando o consumidor ligar sobre tal defeito, ele facilmente conseguira diagnosticar o defeito e com poucas instruções o consumidor conseguira arrumar o defeito.

Ainda falando sobre as lavadoras, a Siemens que lançou uma na IFA que você coloca toda a capacidade de sabão e água, vai botando a roupa pra lavar até acabar esse estoque que mais de 20 lavagens. Ela determina o tanto de água e sabão para cada tipo de lavagem e também reconhece todos os tipos de tecido.

E os fogões? Ainda falando sobre a Electrolux, ela apresentou um conceito futurista de uma cozinha com uma espécie de fogão-balcão-mesa. Com ele o seu usuário não precisará mais de fogo, panelas e livros de receita pois será tudo digital. Na simulação 3D abaixo, o usuário coloca os ingredientes sob a mesa, que são automaticamente identificados e então é apresentado uma lista de possíveis receitas, depois... Veja o vídeo que você vai entender. #AINDA NÂO È POSSÍVEL FABRICAR ESSE PRODUTO EM MASSA.

Compartilhe Este Artigo

2 Comentários:

Fabiana disse...

Nossa a tecnologia esta muito mais próximo do que se parece, pois a máquina de lavar da LG que determina a quantidade de agua e sabão que ela vai usar, isso é muito bom.

Luis Lopes disse...

Isso sim que é tecnologia, assim fica até melhor de lavar as roupas não haverá disperdicio de agua e nem de sabão, muito bom gostei.

Postar um comentário