TV 3D da Toshiba dispensa óculos


A tecnologia “Parallax Barrier” já era utilizada em gadgets que quisessem criar o efeito 3D sem a necessidade de óculos. No entanto, ela ainda não tinha sido transportada para os maiores usuários das três dimensões, as TVs. A Toshiba acabou com essa história e acaba de anunciar os modelos 20GL1 e 12GL1, que dispensam os óculos para simular o 3D.
O efeito só funciona se o espectador estiver a pelo menos 90 centímetros de distância da tela. No modelo 20GL1, as imagens são exibidas numa tela de LCD com iluminação por LED de 20 polegadas. O televisor tem portas Ethernet, USB e HDMI, mas só consegue reproduzir filmes em até 720p, não chegando ao full HD.

O modelo de 12 polegadas tem resolução de 466 x 350 pixels e requer uma distância de pelo menos 65 centímetros entre o espectador e a tela. As especificações de tela e conexões são as mesmas do 20GL1, mas o 12GL1 também aceita cartão SD e funciona como um grande porta-retratos digital.

O 20GL1 custará 2.900 dólares e o 12GL1 sairá por 1.450 dólares, segundo o preço sugerido pela Toshiba. Eles chegam em dezembro ao Japão, mas ainda não há previsão para outros mercados.

Sharp é pioneira desta tecnologia. Eles usam algo que eles chamam de "Comutação de tela" para aplicar a barreira de parallax. A tela de comutação é efetivamente uma tela LCD colocado na frente de outra tela LCD.

Você pode ver um diagrama mostrando mais ou menos como ele funciona:



Até agora, a tecnologia de barreira paralaxe tem principalmente sendo utilizada para jogos individuais em gadgets portáteis, como no caso do novo Nintendo 3DS que utiliza o painel LCD com tecnologia In Plane Switching.

Para obter o efeito 3D, você precisa ficar bem de frente para o Painel LCD, por isso ela é recomendável apenas para o uso individual.


Compartilhe Este Artigo

0 Comentários:

Postar um comentário