Brasil lidera produção de lixo eletrônico


O Brasil é o país emergente que produz o maior volume de lixo eletrônico por pessoa a cada ano. O alerta é da Organização das Nações Unidas (ONU), que lançou seu primeiro relatório sobre o tema. Segundo o estudo, o Brasil não tem estratégia para lidar com o fenômeno, que nem é tratado como prioridade pela indústria.
O País é também a nação emergente que mais toneladas de geladeiras abandona a cada ano por pessoa e um dos líderes em descarte de celulares, impressoras e aparelhos de TV (principalmente antigos modelos CRT ou modelos de plasma, que possuem tempo de vida útil muito curto).
O estudo foi realizado pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma) após concluir que o crescimento econômico dos países emergentes levou a um maior consumo doméstico. O fortalecimento da classe média e a estabilidade econômica facilitaram o acesso aos eletroeletrônicos. Mas isso resultou num crescimento considerável na produção de lixo.
A estimativa é de que, no mundo, 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são produzidas por ano. Grande parte certamente ocorre nos países ricos. Só a Europa seria responsável por um quarto desse lixo. Mas a ONU alerta agora para a explosão do fenômeno nas nações emergentes e a falta de capacidade para lidar com esse material, muitas vezes perigoso.

Compartilhe Este Artigo

0 Comentários:

Postar um comentário