As fantásticas fotografias com efeito infravermelho




Tenho certeza que assim como eu, muitos de vocês já se depararam na NET, com fotos do tipo preto branco, mas com um fundo ou um objeto de outra cor (ou vice e versa). Esse post vai para todos os apaixonados por fotografia e aqueles que querem expandir um pouco mais a sua criatividade e te idéias bem legais, para colocar em seus twitter, orkut, facebooks, fotologs e assim por diante. Lógico que tudo gera um pouco de tempo e esforço e equipamentos próprios, mas antes vai ai uma resenha do que é uma foto com efeito infravermelho.




A fotografia de infravermelho é uma forma de conseguir imagens diferentes de objetos e cenas aparentemente vulgares e sem qualquer interesse. Baseada no fato de que existem diversos comprimentos de onda da luz, o infravermelho situa-se na gama não visível, não podendo ser captada pelos nossos olhos ou pelas películas e vulgares sensores fotográficos. O efeito IF é a junção de varias tecnologias: uma maquina fotográfica, um filtro, e logicamente, um bom monitor com cores vivas, com cores escuras mais nítidas (os mais recomendados para esse tipo de ação são os monitores com painéis IPS, pois tem uma tecnologia avançada de imagens e nitidez, os mais utilizados por profissionais do ramo de edição de imagem e fotografia).




Já existem algumas câmeras no mercado com a função infravermelho, mas um filtro, não é caro. O passo mais importante é a edição no computador, por isso o uso de monitores com tecnologia IPS, o único painel de lcd com o alinhamento dos cristais líquidos na horizontal. Por isso você consegue ver os mínimos detalhes da sua fotografia (brancos queimados, manchas na foto etc.) sem reflexo de luz. Mais abaixo vai um link de um tutorial completo e bem elaborado de construção de imagem com efeito infravermelho.

Forum Fotografia

Compartilhe Este Artigo

1 Comentários:

marky disse...

ai, gostei desse tutorial de fotgrafia com efeitos infravermelho! trabalho com fotografia, ja vi algumas fotos do genero no flicker mas nem imaginava como fazia uma. a dica do monitor com painel que destaca mais as cores escuras eh muito boa tambem!!

Postar um comentário