Saiba o que são e como funcionam os leitores digitais



Colunista explica o aparelho, que está cada vez mais popular nos EUA.
No Brasil, tecnologia do livro eletrônico ainda não chegou para valer.

Apesar de ainda não terem se popularizado no Brasil, os leitores digitais estão ganhando cada vez mais força no mercado externo – nos Estados Unidos, inclusive, já existe até uma batalha dos chamados livros eletrônicos. Para você não ser pego de surpresa quando essa tecnologia chegar de vez por aqui, a coluna de hoje explica o que fazem esses aparelhos, suas vantagens, desvantagens, os formatos e os principais dispositivos já existentes no mercado. Confira.

O que são

Os leitores digitais são equipamentos eletrônicos com um sistema operacional básico, que permite às pessoas carregarem para todo lugar uma pequena biblioteca digital. Outra característica dessa novidade é o peso: pelo fato de o foco estar na portabilidade, esses aparelhos precisam ser bem leves.

A tela também precisa ter uma boa definição em qualquer condição de luminosidade: seja sob sol intenso ou na penumbra de um quarto escuro. Esses equipamentos vêm com cartão de memória que podem ser trocados, e alguns modelos mais novos possuem placa de rede sem fio.

Não se pode confundir esse tipo de dispositivo com um computador portátil. Sua capacidade de processamento e memória RAM são bastante limitadas. A sua tela é projetada para gastar o mínimo possível de energia, o que não ocorre nos notebooks ou netbooks.

Todos os modelos têm telas monocromáticas, que apresentam imagens em tons de cinza. Quanto mais tons, mais nítida são as imagens. Alguns equipamentos vêm ainda com placa de rede Wi-Fi: este dispositivo ajuda na hora de baixar os e-books direto dos sites de comércio eletrônico. Também dispensa o uso de cabos na transferência de dados com o PC.


A capacidade de livros armazenados depende do aparelho: 4 GB em um modelo de leitor digital não representam a mesma quantidade de e-books em outro aparelho. Isso se deve às diferenças entre os formatos proprietários de cada modelo. Outro fator que influencia na capacidade de cada equipamento é a quantidade de ilustrações e imagens nos e-books: livros com muitas ilustrações ocupam muito mais espaço.

A Amazon é um dos poucos fabricantes que divulgam a capacidade dos equipamentos em “quantidade de livros”. Para um equipamento com 4 GB, o fabricante garante que cabem 3,5 mil livros. A iRex, fabricante do Digital Reader, diz que o equipamento suporta 1 mil documentos a cada 1 GB.

Sites como a Amazon têm milhares de títulos a venda com preços bem acessíveis, a partir de U$ 9,90. Hoje existem muitos e-books disponíveis em bibliotecas virtuais. Confira uma lista de bibliotecas no pacotão da ultima quinta.

Brasil

Hoje o Brasil não está na rota dos leitores digitais: só é possível encontrar esses aparelhos em lojas virtuais estrangeiras ou através de empresas de importação. Os aparelhos comprados fora do país, no entanto, podem ser usados livremente aqui.

Esse fato impacta na quantidade de publicações disponíveis em nosso idioma. As grandes lojas virtuais nacionais ainda não comercializam esse tipo de livro.

Vantagens

Uma grande vantagem dessa tecnologia é permitir que o usuário leve uma biblioteca para onde quiser, sem ter de carregar dezenas de livros para baixo e para cima.

Compartilhe Este Artigo

1 Comentários:

Juanitoooo disse...

Puxa parece muito interessante esse e-books. A tela pelo visto parece ter um bom angulo de visão e é sem anti reflexo. Igual a minha televisão...shauhsuahsuashuahsuah

Postar um comentário