Quem Projetou Primeiro?

Em anos recentes, cientistas e engenheiros vem permitido que Plantas e Animais os ensinem no verdadeiro sentido da palavra.

Eles estudam e copiam os detalhes de projeto de varias criaturas (um campo conhecido como biomimética) para criar novos produtos e melhorar o desempenho dos já existentes.

Ao considerar os seguintes exemplos, pergunte-se: Quem merece verdadeiro credito por esses projetos?



Recentemente engenheiros levaram a imitação das asas da gaivota a outros níveis. A gaivota realiza suas acrobacias aéreas flexionando as assas nas articulações do cotovelo e do ombro. Copiando o projeto dessa asa tão flexível, uma universidade da Florida fez um protótipo dessas asas em uma aeronave, que possui a capacidade de pairar, descer e subir rapidamente como uma gaivota de verdade. Esse protótipo já esta sendo muito cotado para a força aera militar dos Estados Unidos, pois elas permitem que a procura de armas químicas e biológicas se fique muito mais fácil nas grandes cidades.


Outro exemplo muito interessante é o de um carro, que foi totalmente produzido com base no projeto aerodinâmico e na estabilidade do peixe cofre.

As TVs de Plasma necessitam de vários gazes unidos e iluminados para reproduzir as imagens. Eles se unem por meio de uma energia e formam as cores que aparecem enquanto você assiste ao seu filme preferido. Hoje já existem painéis de TV e de monitores muito superiores, como por exemplo, o Painel LCD IPS, utilizado também nas novas TVs de LED.



Ah muitos anos que cientistas e pesquisadores, vêm estudando a capacidade de resistência a impactos que o molusco Abalone possui para implantar em carros, coletes a prova de balas e outras coisas mais.


Alem disso, todo mundo sabe que a largatixa consegue aderir as mais lisas superfícies usando apenas as forças moleculares, mas nenhuma empresa conseguiu patentear algo semelhante.

A natureza contribui com tantas coisas boas para os avanços tecnológicos, que os pesquisadores criaram um banco de dados que já esta catalogado milhares de diferentes sistemas biológicos que já estão sendo usados em criações humanas e outros que de tão complexas ainda não foram submetidas aos estudos dos homens.

Pensando nisto, será que é lógico pensar que as mais diversas criaturas existentes na terra e com suas complexas estruturas moleculares e físicas é apenas fruto do acaso? Será que não á alguém por trás da esplendida engenharia evidente na natureza?

Compartilhe Este Artigo

0 Comentários:

Postar um comentário