Mais de 25 bilhões de aplicativos para smartphones serão baixados até 2015


Um estudo divulgado pela consultoria Juniper Research mostra que os usuários de smartphones baixarão mais de 25 bilhões de aplicativos por meio de lojas virtuais até 2015. Só em 2009, 2,6 bilhões de aplicativos foram baixados. No início deste ano, a App Store, loja virtual de aplicativos da Apple, ultrapassou a marca de mais de 3 bilhões de downloads desde sua inauguração.

Segundo a consultoria, operadoras de telefonia e fabricantes de smartphones criarão lojas virtuais de aplicativos nos próximos anos, com o objetivo de alcançar o sucesso da Apple. Outra tendência são os sites que reúnem várias lojas de aplicativos e agregam aplicativos de acordo com o modelo do usuário, como o GetJar, que ultrapassou a marca de 1 bilhão de downloads no início do mês.

A pesquisa mostra que, além de uma loja virtual, os fabricantes precisarão atrair desenvolvedores que criem conteúdo exclusivo. A Apple tem uma vantagem, pois os aplicativos disponíveis na App Store funcionam em qualquer aparelho da marca. Já no caso de outros fabricantes, que vendem diversos aparelhos com sistemas operacionais diferentes, existem menos aplicativos disponíveis, pois os desenvolvedores precisam criá-los para várias plataformas.

Nos próximos anos, as empresas devem lançar mais serviços de assinatura para download de aplicativos (similares aos serviços de download de toques para celular) e também versões gratuitas de aplicativos para testes. Neste caso, o usuário precisa pagar para baixar a versão integral do aplicativo. Vender itens virtuais aos usuários por meio dos aplicativos também é outra tendência.

Via IG

Compartilhe Este Artigo

0 Comentários:

Postar um comentário