Ataque de hackers aos usuários do Gmail não afetou o Brasil, diz Google



O Google confirmou que usuários do serviço de webmail Gmail foram alvo de um ataque de hackers em um "esquema de phishing", visando o roubo de contas. Segundo a BBC, duas listas encontradas na internet continham cerca de 30 mil nomes de usuário e senhas.

De acordo com o Diretor de Comunicação do Google no Brasil, Felix Ximenes, o phishing é um "problema geral, que afeta toda a indústria, e não se trata de vulnerabilidade ou falha de segurança do Gmail". Registros da empresa "apontam que um número muito pequeno de usuários do Gmail foi afetado, e já forçamos a troca das senhas destas contas". Ximenez reforçou: "não temos registro de contas afetadas no Brasil".

Segundo ele, os meios do ataque ainda são desconhecidos, mas provavelmente os usuários foram direcionados por e-mail a uma falsa página de login do Gmail. Ao digitarem o nome de usuário e senha, os dados chegaram às mãos dos criminosos. No Brasil este tipo de ataque não é incomum, mas geralmente é direcionado a correntistas de bancos, visando capturar informações que permitam o acesso à conta e transferência do dinheiro.

Nesta segunda-feira, a Microsoft anunciou que usuários do Hotmail foram vítimas de um ataque similar, e que o acesso às contas afetadas foi bloqueado como medida de segurança.

Compartilhe Este Artigo

1 Comentários:

Unknown disse...

Haha!
Mudei minha senha quando fiquei sabendo da invasão...

Postar um comentário