Ajuste seu monitor corretamente

Por que as cores da mesma foto ou ilustração parecem diferentes quando a imagem é vista em dois micros? Isso ocorre quando um monitor está fora do padrão. A solução para isso é fazer a calibração do monitor, usando um programa especializado. Um utilitário desse tipo é o freeware EasyRGB-PC, da Logicol, que se destaca pela operação rápida e simples. Baixe-o no endereço www.info.abril.com.br/download/3798.shtml . Veja, a seguir, como fazer a calibração.

1-Abra o EasyRGB-PC e clique na aba Calibration para entrar no assistente de calibração.

2-Clique no botão Start New Calibration. O assistente de calibração exibe a tela do primeiro passo da operação. Trata-se de uma tela preta com colunas cinzentas. Da esquerda para a direita, as colunas vão do preto total, que é igual ao fundo da tela, a um cinza bem definido. Afaste-se do monitor e olhe para a tela. Clique na primeira coluna em que o cinza começa a se distinguir do preto. Com isso, o assistente avança automaticamente para o passo seguinte.

3-Agora, a cor básica é o vermelho. Você tem um fundo vermelho com barras verticais da mesma cor, em diferentes tonalidades. Afaste-se do monitor e verifique qual barra se confunde com o campo da tela. Clique nela, passando para a próxima etapa.

4-O fundo agora é verde. Repita o procedimento anterior, baseado no vermelho. Execute-o, novamente, para o azul. Pronto: a calibração está completa.

Se você não quiser baixar e instalar o EasyRGB, existe a alternativa de fazer a mesma calibração online. No site do programa (www.easyrgb.com/calibrate.php), clique no botão Start. Os procedimentos são idênticos aos mostrados para o software. Se você trabalha com imagens, é melhor ainda se as pessoas com quem você troca informações gráficas também tenham seus monitores afinados pelo mesmo padrão.
Entre os diversos tipos de monitor LCD disponíveis no mercado hoje em dia, existem alguns modelos, que por si só, podem garantir uma imagem muito confortável para seus olhos, isso porque possuem um dispositivo que ajusta o brilho da imagem do aparelho automaticamente, da melhor forma, através de um sensor que identifica o nível da claridade ambiente. Modelos com painel ips são um exemplo disso.

Compartilhe Este Artigo

4 Comentários:

lucas disse...

cara tava lendo sobre painéis na internet e vi q isso ocorre por um sensor no painel q capta a luminosidade do ambiente e ajusta de forma q não afeta a visão e melhore a qualidade de imagem! muito interessante!

Bernardo disse...

Eu pensava que era por causa do tempo mto prolongado que vc ficava na frente do pc...

moisés disse...

Grandes dicas sobre monitor!! A proposito ja vi esse modelo com ajuste automatico de brilho, é o melhor disparado q existe hoje, na minha opinião.

Kaio disse...

já ouvi fala desse tipo de sensor mas acho q só tem nos painéis ips, mas ele regula o brilho perfeitamente.

Postar um comentário