178° vs 160°



Uma das características mais importantes para determinar a qualidade de imagem de um televisor ou monitor LCD é o seu ângulo de visão, ou seja, quanto maior for o ângulo limite de visão, melhor.
Os primeiros aparelhos com tela lcd possuíam um péssimo ângulo de visão e deixavam a imagem acinzentada ou desbotada se o telespectador estivesse assistindo na diagonal ou com a tela inclinada. Esse problema motivou o desenvolvimento de novas tecnologias para dar um ângulo de visão mais amplo aos painéis lcd.
Surgiram então as tecnologias IPS e VA, que utilizaram alternativas diferentes para acabar com o problema. A técnica VA consiste na utilização de uma fina película que compensa o ângulo de visão ao alinhar as moléculas de cristal líquido perpendicularmente, já na tecnologia IPS as moléculas de cristal líquido giram em um plano horizontal, resultando numa imagem nítida independente do ângulo de visão.
Apesar das duas técnicas ampliarem o ângulo de visão, o painel IPS sai na frente pelo fato de exibir imagem perfeita em até 178°, enquanto o painel VA tem um limite de apenas 160°.
Outros fatores também favorecem os modelos com painel IPS, por exemplo, o ótimo tempo de resposta (5 ms ou menos) e o dispositivo de economia de energia, pois utilizam transitores mais eficientes.

Compartilhe Este Artigo

11 Comentários:

Giovanne disse...

Em relação ao ângulo de visão minha TV é horrível, se bem que ela está meio velhinha, mas da raiva porque ela fica na parede e quando deido na cama não enxergo quase nada!!!mas achei interessante essa nova tecnologia, quando for comprar a próxima com toda certeza vou pesquisar mais.
vlw
abraço

leonardo disse...

ola,parabens pelo blog,muito legal essa postagem agora eu posso ver a diferença de ter uma boa tv lcd,essa dai tem um bom anguloo de visao msm.

valeu ate mais

Josué disse...

Eu desconhecia essa diferença no angulo de visão nas tvs de lcd, na verdade, eu achava que todas eram inferiores ao Plasma, mas eu li aqui no Blog sobre esse Ips e estou revendo meus conceitos =) Ainda não vi na prática, mas pelo jeito uma tv de LCD com painel IPS é bem superior a uma de plasma.
parabéns pelo Blog!

luan disse...

muito legal o post... nem todo mundo sabe o q é esse negocio de angulo de visão, agora fica mais facil do pessoal comprar tvs q tenham painel de otima qualidade igual esse ips ai!!

mauricio disse...

muito interessante o post!; a tv ter um bom angulo de visão é fundamental, ainda mais naquelas casas q tem bastante pessoas e q ninguem quer sentar na ponta pq só visualiza claroes, então ter um painel desses deve ser uma boa!!

Anônimo disse...

verdade mauricio pra quem tem a familia grande é melhor ainda kkkk

Vitor disse...

Véio isso faz um diferença heim, principalmente quando o pessoal vai assistir filme em casa. Todo mundo reclama que não consegue ver a imagem direito por que a tv não ta de frente. É um saco.

Amauri disse...

Meus amigos sempre reclamaram da minha lcd por não poder ver direito a imagem qdo posta de lado. Ainda bem que não são todas assim.

Katia disse...

A primeira e a única LCD que vejo diversos comentários bons é a que tem o painel IPS, porque só ela tem o tamanho maior que as outras e várias vantagens.

Unknown disse...

O único painel que dá tamanho maior é o IPS e oferece 30% de economia de energia.

Rafaela disse...

Só a tecnologia do painel IPS oferece para as TVs LCDs e monitores tamanho maior no ângulo de visão e imagem com perfeição.

Postar um comentário